Descarte

COMO DESCARTAR CORRETAMENTE O ÓLEO DE COZINHA

COMO DESCARTAR CORRETAMENTE O ÓLEO DE COZINHA

Descarte

ÓLEO DE COZINHA USADO

O óleo usado pode ser reutilizado na fabricação de produtos de diversos segmentos da indústria, gerando novas fontes de renda como é o caso da utilização na:

  • Produção de sabão e detergente;
  • Tintas à óleo;
  • Massa de vidraceiro;
  • Telhado ecológico.

E também é transformado em óleo biodiesel apropriado para o uso como combustível de motores, contribuindo para a redução de emissões de CO2, para a redução do consumo de combustíveis fósseis (óleo diesel), além do incentivo ao uso de combustíveis renováveis.

Se você conhece alguém que ainda tem o hábito de jogar o óleo de cozinha pela pia, agora pode ajudar a mudar essa realidade.

O resíduo deve ser armazenado em recipientes que ofereçam boa resistência contra vazamentos, como garrafas plásticas (preferencialmente transparentes) e entregue em um dos vários Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Veja como é simples:

 

  • Após terminar sua fritura, deixe o óleo esfriando na frigideira;
  • Quando estiver frio, coloque o óleo em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando o óleo, armazene desse modo;
  • Feche bem a garrafa para evitar vazamentos, mantendo sempre fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  • Após preencher a garrafa PET, procure Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para descartar o seu óleo de forma correta. A garrafa deve ser deixada no coletor, sem a necessidade de despejo do óleo.
  • A garrafa plástica, após ser utilizada para transportar o óleo de cozinha usado, também poderá ser reciclada.

GARRAFAS PET

A garrafa PET é feita de polietileno, um polímero usado em embalagens de refrigerante, água, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos e em outros setores da indústria, como o têxtil, que usa o material como matéria-prima para a fabricação de tecidos.

O plástico PET com os quais as garrafas de bebidas geralmente são feitas é bastante versátil e pode ser transformado em artesanatos, móveis e utensílios.

A EMBALAGEM DE PAPELÃO

A produção de caixas de papelão implica na extração de recursos naturais, como a água, e também do consumo de energia.

Os benefícios da reciclagem do papelão e derivados são inúmeros, incluindo a redução no consumo de água utilizada no processo de produção, além da redução do consumo de energia, gerando assim uma grande economia para a empresa que recicla o papelão e seus derivados.

Como é o processo de reciclagem: o papelão adquirido pelas indústrias, por meio de empresas especializadas ou cooperativas é levado para a separação, passando depois por um processo de trituração onde o papelão é colocado numa espécie de liquidificador gigante com água para que as fibras de papel sejam separadas e levadas para o próximo passo de centrifugação para que haja a separação de algumas impurezas como areia, grampos, entre outros materiais presos ao papelão.

Em seguida são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta e clarear o papelão, sobrando apenas uma pasta que será prensada e levada para secagem. De lá, esta pasta será encaminhada para outros equipamentos formando assim um novo papel pronto para ser consumido.