Algar Agro inaugura usina a biomassa de eucalipto

Usina opera com capacidade de 5MW e em outubro potência cresce mais 4,3MW, com potencial de venda no mercado livre.

Usina opera com capacidade de 5MW e em outubro potência cresce mais 4,3MW, com potencial de venda no mercado livre.

Algar Agro inaugura usina a biomassa de eucalipto

Por Marcelo Furtado

Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2017 - A unidade de beneficiamento de soja da Algar Agro, em Uberlândia (MG), colocou em operação neste mês uma usina a biomassa de cavaco de eucalipto com capacidade nominal de 11,2 MW, tornando-se autossuficiente em energia e ainda com excedente para venda no mercado livre.

Por enquanto, a operação está em 5 MW, o suficiente para não precisar mais de energia da Cemig. Em outubro, quando a conexão da usina estiver concluída, mais 4,3 MW serão acrescentados, todos eles para venda no mercado livre, nos primeiros seis meses para contratos de curto prazo.

“Queremos primeiro conhecer a operação e depois vamos também firmar contratos de venda de longo prazo”, disse o executivo de novos negócios da Algar Agro, Edney Valente.

A usina foi financiada com crédito de R$ 15 milhões da linha BNDES Finem Eficiência Energética. As obras incluíram repotenciação de caldeira de 44 t/h de vapor para 55 t/h, necessária para garantir vapor para turbina da TGM com a capacidade nominal de 11,2 MW, esta conectada a gerador WEG.

Segundo Valente, no futuro a usina também usará bagaço de cana, quando houver disponibilidade e garantia de fornecimento, indispensável para cumprir contratos de longo prazo de venda de energia.


Fonte: Brasil Energia Online

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

FSB Comunicações
+ 55 11 3165-9749

Marcella Reis
marcella.reis@fsb.com.br
+ 55 11 9 4943-1356

Manuella Rabelo
manuella.rabelo@fsb.com.br
+ 55 34 9.9816-4606

Voltar